Programação, entrada e saída de dados - Algoritmo
outubro 18, 2017
Lógica de Programação
Agenda
➧ Conceitos:
➧ Processamento de Dados
➧ Etapas de solução de problema
➧ Conceito
➧ Definições
Os computadores podem ser usados de forma eficiente na
solução de certos tipos de problemas.
Os problemas que suportam tratamento por computador,
em geral, envolvem grandes quantidades de dados ou são
problemas de natureza complexa, exigindo a execução de
um grande número de passos para alcançar a solução.
Basicamente são problemas na área de processamento de
dados e na área científica.
O Computador é uma ferramenta que permite a realização
do processamento automático (ou eletrônico) de dados.
Define-se por Processamento de Dados qualquer atividade
que, utilizando informações (ou dados), efetua
transformações para obter novas informações (ou dados)
como resultado.
Porém, a tarefa desempenhada pelos computadores é
apenas parte do processo de solução de problemas.
As etapas na solução de problemas são:
🔼 Entendimento do problema;
🔼 Criação de uma sequência de operações (ou ações) que,
quando executadas, produzem a solução para o problema;
🔼 Execução desta sequência de operações.
🔼 Verificação da adequação da solução.
As etapas de entendimento do problema, criação de
sequência de ações e verificação da adequação da
solução são tarefas desempenhadas por pessoas.
Já a execução das operações pode ser desempenhada por
computadores.
Programação
🔼É a sequência de planejamento, projeto, escrita e testes
de instruções desempenhadas pelo computador.
🔼 É uma arte e uma ciência.
🔼 Arte porque existem muitas maneiras de se realizar o
trabalho de programação.
🔼 Existe espaço para uma considerável dose de
criatividade.
🔼 É também uma ciência, porque existem algumas regras
que devem ser seguidas:
🔼É necessário o uso de lógica. Existem alguns métodos
rigorosos de programação que asseguram a eficiência,
economia e a utilidade dos programas gerados.
🔼O trabalho de programação pode se facilitar se o
dividirmos sistematicamente em partes menos complexas;
🔼Esta técnica denomina-se “dividir para conquistar”;
🔼Os computadores tem a capacidade de executar processos
complicados e com grande quantidade de informações
com rapidez e confiabilidade;
🔼Um programa é considerado confiável quando conseguir
fazer com que o computador cumpra com o objetivo
proposto;
🔼Os programas construídos devem ser eficazes, realizando
a tarefa definida e eficientes, utilizando os melhores meios
para realizá-la.
🔼O maior problema na construção de programas é a
complexidade; esta complexidade representa a
quantidade de situações diferentes que um problema
pode apresentar e que devem ser previstas na solução
do mesmo.
🔼Portanto, ao se construir um programa, o objetivo
principal é vencer a complexidade do problema a ser
solucionado.
🔼A fim de lidar com esta complexidade, podemos dividir a
programação em duas fases distintas:
1. Modelização (ou Resolução) do Problema:
Determinação do modelo de solução para o problema
proposto na forma de um algoritmo computacional.
Assim, a elaboração de um algoritmo é o primeiro passo
para a preparação de um programa de computador. Este
algoritmo deve ser independente da linguagem de
programação que será utilizada.
2. Implementação:
É a transformação (ou codificação) do algoritmo em alguma
Linguagem de Programação adequada ao modelo
elaborado.
Definições Importantes:
"Programas são formulações completas de algoritmos
abstratos, baseados em representações específicas de
dados." [Wirth]
"Programação Estruturada é a arte ou técnica de
construir e formular algoritmos de forma sistemática."
[Wirth]
3 comentários
Ótimo conteúdo obrigada
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirAmando esse assunto
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