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Estrutura de Dados

novembro 14, 2017



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Estrutura de Dados


• Um aspecto fundamental na construção de algoritmos computacionais são as estruturas de dados, que representam as informações do problema a ser resolvido.
• Tais estruturas estão organizadas em tipos distintos de informações.
• Dentro do escopo das estruturas de dados, definimos os termos CONSTANTE, VARIÁVEL e IDENTIFICADOR.

Tipos Primitivos de dados:
São os grupos de informações que o computador manipula.
Podem ser:
   1. Numéricos:
       a) Inteiros Ex: 1 -4 100 0 -905 ...
       b) Reais Ex: 1,3 816,97 3,0 -0,0055 ...
   2. Não-numéricos
       a) Alfanuméricos Ex: “CASA” “livro” “18” ‘R$ 55,36’ ....
       b) Lógicos ou booleanos Ex: Falso,
           Verdadeiro (ou False, True)
Obs: O delimitador usado para alfanuméricos pode ser: “ ” ou ‘ ’


Constantes:
Representam valores constantes, ou seja, que não variam no decorrer do algoritmo.
Ex:
      148;
      “Opção:”;
       -8.69;
      “Tecle algo para continuar”;
       Falso ...


Variáveis:
Representam informações cujos valores são modificados ao longo do tempo.
Ex. Genérico:
               A idade de um indivíduo.
Podemos definir variáveis também como um local onde um determinado valor (de um dos tipos definidos) é armazenado.

Assim, a variável é composta de dois elementos básicos:
      • Conteúdo:
         ✓ valor atual da variável
      • Identificador:
         ✓ nome dado à variável para possibilitar sua manipulação

O conceito de variável ou constante, na verdade, corresponde a “posições de memória RAM”, onde serão armazenados os dados manipulados pelo programa quando este for implementado.


Identificador:
Nome de um local onde se pode colocar qualquer valor do conjunto de valores possíveis de um tipo básico associado.

Usado para manipular todos os dados variáveis do algoritmo.

Pode também ser usado para rotular valores constantes

ex: uso do identificador PI para representar o valor constante 3,14.


Regras para Definição de Identificadores em
Pseudolinguagem (Portugol):
      • Devem começar por um caractere alfabético (uma letra);
      • Pode ser seguido de letras e/ou dígitos;
      • É permitido o uso do caractere especial “_” situado entre letras e/ou dígitos.

Ex. de identificadores válidos:
      Operador;Nome;X;ENDEREÇO; Aluno_01 .

      O identificador deve representar de forma significativa o conteúdo desejado, ou seja, deve ser um MNEMÔNICO.

Declaração de Variáveis:
É a criação (ou definição) de locais na memória rotulados com o identificador da variável (ou constante) que será utilizada no algoritmo para a manipulação de um determinado tipo de informação.
Sintaxe Geral em Portugol:

O Tipo pode ser inteiro, real, caracter (alfanumérico) ou logico.

Ex:
       inteiro NUM, X
       real parcela
       logico resposta
       caracter nome

Neste momento, as variáveis ainda não contém nenhum valor associado a elas.

A declaração de variáveis deve ser feita antes da definição das ações do algoritmo.

Os comentários representam qualquer texto que explique uma ação ou um dado usado no algoritmo.

Eles podem ser colocados em qualquer ponto do algoritmo, utilizando /* */ como delimitadores.

Operadores de Atribuição:
          Serve para atribuir (ou associar) um valor a uma
          variável ou constante.
          Sintaxe Geral em Pseudolinguagem:


Identificador = expressão;

onde expressão pode ser um(a): Constante, Variável, Expressão matemática, Função matemática, Expressão booleana, etc.

Operadores de Atribuição:
        Ex:
              NOME = “Fulano de Tal”
              PI = 3.14
              Erro = Verdadeiro
              Media = (P1 + P2)/2

Operadores Aritméticos para números:
              + Adição
              - Subtração
              / Divisão inteira/real
             * Multiplicação
             % Resto da divisão inteira

Operadores Relacionais:
             == Igual
             != Diferente
             > Maior
             >= Maior ou igual
            < Menor
            <= Menor ou igual

Operador Lógico:
           e Disjunção
     ou Conjunção
Obs.: Podemos usar parênteses para alterar ordem de prioridade das operações.

Comandos de Entrada e Saída de dados:

       Representam as ações básicas de algoritmos para recebimento e apresentação de dados, respectivamente.

       A seguir veremos os comandos de entrada e saída de dados.

       Entrada de Dados: informações que são fornecidas ao programa pelo “usuário” durante a resolução do problema.
       Representação em Portugol:

leia(Identificador1,Indentificador2,...)

Ex:
           leia (altura, peso)


       Saída de Dados: informações que são mostradas ao usuário como resposta ao problema.
       Representação em Pseudolinguagem:

Escreva (Expressão1,Expressão2,...)

Ex:
          Escreva (“Seu imc é:” + imc)

Solução de calculo de índice de massa corpórea (IMC)
programa
   {
           funcao inicio()
           {
                      real imc,altura, peso
                      leia(altura, peso)
                      imc=(peso/(altura*altura))*10000
                      escreva(imc)
            }
}


Exemplo: Algoritmo em pseudolinguagem para o problema do cálculo da média final dos alunos da 6ª Série.
programa
  {
          funcao inicio()
          {
                     real p1,p2,p3,p4, media
                     leia(p1,p2,p3,p4)
                     media = (p1+p2+p3+p4)/4
                     escreva(media)
          }
}

Esquema genérico de Algoritmo em Pseudolinguagem:



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